Doria vai liberar concessões do Ibirapuera e do Pacaembu

  • Por Jovem Pan
  • 31/10/2018 08h55
Estadão Conteúdo O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB)

A concessão do Parque do Ibirapuera, na Zona Sul da cidade de São Paulo, deve ser liberada em janeiro. A promessa foi feita pelo governador eleito, João Doria (PSDB), nesta segunda-feira (29), acrescentando que o mesmo deve ocorrer com o processo do Estádio do Pacaembu, na Zona Oeste da capital.

Segundo ele, as liberações são “simples” e dependem apenas “de um decreto”. “Serão destravadas por mim. Vamos fazer o que deve ser feito e o que estava combinado com o governador [Geraldo] Alckmin”, afirmou o tucano.

As concessões foram planejadas quando Doria ainda estava na prefeitura da capital paulista e emperraram por causa da propriedade dos terrenos dos dois equipamentos públicos. No caso do Parque do Ibirapuera, parte do estacionamento fica em um terreno que pertence ao governo estadual, que seria uma das principais fontes de renda do concessionário que explorasse comercialmente o parque, com arrecadação prevista de R$ 5 milhões por mês. Sem essa área, a prefeitura anunciou uma redução do projeto: diminuindo as contrapartidas cobradas do futuro parceiro, especialmente a redução de cinco para um parque que a empresa teria de manter.

O Pacaembu, por sua vez, pertence totalmente ao estado, embora tenha sido construído pela prefeitura entre 1930 e 1940. A concessão já vinha sendo questionada pelo Tribunal de Contas do Município e pela Justiça. O processo estava paralisado porque a gestão do atual governador Márcio França (PSB), candidato derrotado à reeleição, decidiu não liberar a área.

*Com informações da Agência Estado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.