Em primeiro depoimento à Justiça, João de Deus nega que tenha praticado abusos sexuais

  • Por Jovem Pan
  • 02/07/2019 22h25 - Atualizado em 02/07/2019 22h25
Marcelo Camargo/Agência Brasil O médium João de Deus chega à Casa Dom Inpacio Loyola, em Abadiânia.

Nesta terça-feira (2), pela primeira vez, o médium João de Deus prestou depoimento à Justiça sobre as denúncias de abuso sexual contra mais de 500 mulheres. Segundo o advogado Alberto Toron, representante do médium, ele negou as acusações e disse que nunca praticou abusos contra as mulheres que frequentaram a Casa Dom Inácio Loyola, onde atendia pacientes em busca de cura espiritual.

O depoimento foi tomado no primeiro processo aberto contra o médium. A oitiva foi realizada no Fórum de Abadiânia (GO) e durou cerca de duas horas. João de Deus foi preso preventivamente em 16 de dezembro do ano passado.

Em março, a pedido da defesa, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou João de Deus a deixar o Núcleo de Custódia de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital, para se internar em um hospital particular de Goiânia. Com base em relatórios médicos, os advogados alegaram que ele não tinha condições de regressar à cadeia. Em seguida, com o fim do tratamento, o tribunal determinou que o médium voltasse à prisão.

Denúncias

Até o momento, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) apresentou nove denúncias contra João de Deus, nas quais ele é acusado de crimes como estupro de vulnerável e violação sexual. Segundo o MP, os crimes ocorreram pelo menos desde 1990, sendo interrompidos em 2018, quando as primeiras denúncias foram divulgadas pela imprensa.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.