Embraer adotará plano emergencial para preservação de empregos

  • Por Jovem Pan
  • 11/04/2020 13h10 - Atualizado em 11/04/2020 13h13
Divulgação Os funcionários que trabalham em home office terão redução de 25% da jornada por 90 dias e terão direito ao auxílio do governo federal de até R$ 453

A Embraer informou que o plano de preservação dos empregos apresentado pela empresa foi aceito nesta sexta-feira (10) pelos sindicatos. O plano prevê a suspensão temporária de contratos de trabalho com ajuda compensatória e a redução de jornada e de salário, com garantia de emprego no retorno ao trabalho.

Na nota a empresa disse que “as ações emergenciais e temporárias são válidas a partir de 13 de abril e terão duração entre 60 e 90 dias, e garantia de emprego pelo período correspondente ao tempo em que estiver em redução de jornada e salário ou suspensão do contrato”.

O plano foi aprovado pelo Sindiaeroespacial, que representa os funcionários das unidades da Embraer em São Paulo, Campinas, Sorocaba e Taubaté; e pelo Sindicato dos Engenheiros, que representa a categoria nos municípios paulistas, o que inclui São José dos Campos, Campinas e Gavião Peixoto. O Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu também havia aprovado o plano, com 93% dos votos.

Os funcionários que trabalham em home office terão redução de 25% da jornada por 90 dias e terão direito ao auxílio do governo federal de até R$ 453.

“O grupo de colaboradores que terá suspensão temporária do contrato de trabalho (layoff) por dois meses recebe garantia de emprego por período correspondente ao que estiver nessa condição. Nessa modalidade, os colaboradores terão a ajuda compensatória mensal, já somada ao benefício emergencial de preservação do emprego pago pelo Governo Federal”, diz a nota.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.