Filhote de golden retriever morre após viagem de São Paulo ao Rio para ser entregue à nova dona
Tutora acusa Latam de maus-tratos e empresa nega; canil diz que animal passou por exames e estava bem de saúde antes de embarcar
Um filhote de cachorro da raça golden retriever morreu logo após viajar de São Paulo ao Rio de Janeiro para ser entregue à nova dona, que havia acabado de comprá-lo junto a um canil paulista. A tutora do animal, Gabriela Duque Rasseli, afirmou nas redes sociais que o animal, que se chamava Zyon, chegou “quase” morto após ter passado calor no compartimento de carga de um voo da Latam. Ele faleceu em seguida, já em uma clínica veterinária. A companhia aérea nega que o transporte tenha sido feito em condições ruins.
De acordo com o relato de Gabriela, ela recebeu uma foto do cachorro ainda vivo e aparentando estar bem antes do voo, ocorrido na terça, 14. O avião chegou ao Rio às 13h53, mas ela só teria recebido o animal às 15h30, já em estado de saúde ruim. “A Latam assassinou meu cachorro. Eu não tive oportunidade de conhecê-lo. Eu e minha família estamos devastados. Não tem nada que alivie nossos corações. A gente só quer justiça”, escreveu a tutora do animal nas redes sociais, atribuindo a morte a um calor excessivo dentro da aeronave. A reportagem tentou contato com Gabriela, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
View this post on Instagram
Em nota enviada à Jovem Pan, a Latam negou que o cão tenha sofrido maus-tratos. A empresa afirmou que o animal viajou nas condições adequadas e de acordo com regulamentos do Ibama, sem estar exposto ao sol ou ao calor e permanecendo hidratado ao longo do trajeto. A companhia aérea também destacou que seus funcionários no aeroporto do Galeão identificaram que o filhote estava mal e o levaram a uma clínica veterinária ao lado da tutora, além de deixarem o contato quando o cachorro foi internado. Por fim, disse que ainda está em contato com Gabriela e busca oferecer assistência. Nas redes sociais, Gabriela confirmou que a Latam entrou em contato com ela.
O canil Golden Fleet, que vendeu o cachorro para Gabriela, afirmou que tudo estava bem com Zyon antes do embarque, reforçando que os animais passam por exames como ecocardiograma e ultrassom antes de viajarem para serem entregues aos novos donos, além de treinar os filhotes para evitar estresse durante o transporte. Também destacam que a caixa utilizada tinha ventilação e hidratação adequadas. Além disso, prometeram um novo filhote para Gabriela “como forma de alegrá-la”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.