Governadores insistem na necessidade de carência da dívida por 2 anos

  • Por Estadão Conteúdo
  • 20/06/2016 13h55
Agencia Brasil Rodrigo Rollemberg

Apesar de o Tesouro Nacional ter feito aos governos estaduais uma nova proposta de desconto escalonado nas parcelas das dívidas com a União até junho de 2018, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, disse, nesta segunda-feira (20), que os chefes de governo dos estados irão insistir com junto ao Planalto para obter uma carência de 24 meses com pagamento zero durante esse período. 

“Vamos nos encontrar agora com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e vamos insistir na necessidade da carência por dois anos, além do alongamento do pagamento por vinte anos”, disse Rollemberg, citando projeto de lei que já tramita no Congresso e que estende por mais duas décadas os contratos de renegociação. 

Questionado se os Estados ofereceram novas contrapartidas para convencer o Executivo a aceitar a moratória, Rollemberg disse que os entes já fizeram seus ajustes fiscais e estariam “no limite”, sem espaço para fazer cortes adicionais.

Ainda assim, o governador do DF disse acreditar que unidades federativas e governo federal possam chegar a um entendimento após reunião dos governadores com o presidente em exercício Michel Temer, marcada, a princípio, para as 15h.

“Estamos otimistas sobre fecharmos um acordo para virarmos esta página”, completou o político, ao deixar a residência oficial do DF junto com os demais representantes estaduais que se reunirão com o Meirelles no Ministério da Fazenda.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.