Ibama apreende 8 cobras enviadas pelos Correios para o interior de SP
O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, apreendeu oito Cobras-do-Milho em pacotes enviados pelos Correios a um remetente na cidade de Salto, interior de São Paulo. O caso aconteceu na última quinta-feira (17) e foi divulgado nesta segunda (21) nas redes sociais.
Na casa do receptor foram encontradas outras 33 serpentes adultas da mesma espécie. O infrator terá que pagar multa de R$ 3,4 mil por introduzir no país uma espécie exótica.
Segundo o órgão, os animais estavam em bom estado de saúde. Para chegar ao remetente, a equipe de fiscalização do Ibama planejou uma falsa entrega com a Polícia Militar Ambiental da 4ª companhia de Campinas.
As oito serpentes resgatadas foram encaminhadas para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres Mata Ciliar, que fica em Jundiaí, também em São Paulo.
A espécie Cobra-do-Milho tem origem norte-americana e é bastante comum no centro-oeste dos EUA. A infração cometida também será investigada pela polícia. Os animais foram fotografados e o remetente deve ser responsabilizado criminalmente.
#FISCALIZAÇÃO ? Ibama apreende 8 cobras-do-milho enviadas pelos Correios para um destinatário em Salto (SP). A carga foi identificada por operadores de raio-X durante rotina de inspeção. No endereço do destinatário foram encontradas outras 33 serpentes da espécie em fase adulta. pic.twitter.com/f3n6bSz7hL
— Meio Ambiente (@mmeioambiente) January 21, 2019
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.