Janot diz que foi armado à sessão do STF para matar Gilmar Mendes

De acordo com ele, Gilmar difundiu ‘uma história mentirosa’ sobre sua filha e isso ‘o tirou do sério’

  • Por Jovem Pan
  • 26/09/2019 22h34 - Atualizado em 27/09/2019 15h59
Marcelo Camargo/Agência Brasil Marcelo Camargo/Agência Brasil Janot contou que depois iria se suicidar

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot afirmou nesta quinta-feira (26) em entrevista aos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo e à revista Veja que foi armado a uma sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) com a intenção de matar a tiros o ministro Gilmar Mendes e depois se suicidar. De acordo com ele, Gilmar difundiu “uma história mentirosa” sobre sua filha e isso “o tirou do sério”.

“Não ia ser ameaça não. Ia ser assassinato mesmo. Ia matar ele (Gilmar) e depois me suicidar”, afirmou Janot, que revelou que chegou a ir armado para a sessão.

Segundo Janot, antes da sessão, ele e Gilmar se encontraram na antessala do cafezinho da Corte. “Ele estava sozinho”, relatou. “Mas foi a mão de Deus. Foi a mão de Deus”, repetiu o procurador ao justificar por que não concretizou a intenção. “Cheguei a entrar no Supremo (com essa intenção)”, continuou. “Ele estava na sala, na entrada da sala de sessão. Eu vi, olhei, e aí veio uma ‘mão’ mesmo”.

Após esse episódio, o ex-procurador-geral disse que estava se sentindo mal e pediu ao vice-procurador-geral da República o substituir na sessão do Supremo. Ele contou, ainda, que sua relação com Gilmar já não era boa, mas que depois do episódio “cortaram contatos”. “Eu sou um sujeito que não se incomoda de apanhar. Pode me bater à vontade… Eu tenho uma filha, se você for pai…”

Gilmar difundiu mentira sobre filha de Janot

Em maio de 2017, Janot, na condição de chefe do Ministério Público Federal, pediu o impedimento de Gilmar na análise de um habeas corpus de Eike Batista, com o argumento de que a mulher do ministro, Guiomar Mendes, atuava no escritório Sérgio Bermudes, que advogava para o empresário.

Ao se defender em ofício à então presidente do STF, Gilmar afirmou que a filha de Janot – Letícia Ladeira Monteiro de Barros – advogava para a empreiteira OAS em processo no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo o ministro, a filha do ex-PGR poderia na época “ser credora por honorários advocatícios de pessoas jurídicas envolvidas na Lava Jato”.

“Foi logo depois que eu apresentei a sessão (…) de suspeição dele no caso do Eike. Aí ele inventou uma história que a minha filha advogava na parte penal para uma empresa da Lava Jato. Minha filha nunca advogou na área penal… e aí eu saí do sério”, afirmou o ex-procurador-geral.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.