Joaquim Barbosa não descarta concorrer à presidência da República

  • Por Jovem Pan
  • 21/05/2015 09h20
Joaquim Barbosa torce a boca durante sessão dos réus do mensalão Folhapress Confira a trajetória do presidente do STF

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa não descarta ser candidato à presidência da República. Durante uma palestra para executivos do mercado finaceiro em São Paulo, o ministro, quando questionado sobre o tema, foi bastante aplaudido e afirmou que por enquanto não tem esta vontade, mas que esta ideia pode mudar nos próximos anos.

“O sr. vai nos dar o privilégio de se tornar candidato a presidente em 2018?”, questionou uma ouvinte da palestra, para delírio do público.

“Eu até hoje não tive essa vontade, é simples (risada)”, respondeu o ex-ministro. “Isso não quer dizer… Pode ser que daqui a alguns anos… Eu tenho tempo, né? Mas essa vontade eu não tive, não”, afirmou Barbosa.

Joaquim Barbosa também fez duras críticas ao Congresso, dizendo que seu poder é utilizado para chantagem e seu “esporte” preferido é derrotar o executivo. “(O Legislativo) não é participativo, não se vê uma discussão de conteúdo, de políticas públicas pelas lideranças.”

O ministro criticou a presidente da República em não vetar o aumento do fundo partidário. Para Barbosa a ação de Dilma Rousseff é imperdoável e demonstrou insesnsatez. Ele chamou a lei de “irracional”.

Joaquim Barbosa não quis comentar a escolha de Luis Edson Fachin para a cadeira deixada por ele, no Supremo Tribuanl Federal após sua aposentadoria.

Informações do repórter JP Daniel Lian

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.