Jovem mineiro escapa de golpe e entrega celular de suspeito envolvido no esquema à polícia

Morador de Belo Horizonte, Paulo Gonçalves compartilhou vídeo no qual ele consegue pegar aparelho de motoboy

  • Por Jovem Pan
  • 07/02/2022 20h25
Reprodução / Twitter / @paulorgoncalves Foto de tela de celular que seria usado para golpe Reconhecimento facila da vítima seria usado para assinar financiamento de carro através de aplicativo de banco

O morador de Belo Horizonte Paulo Gonçalves conseguiu escapar de um golpe e pegou o celular de um motoboy suspeito de participar no esquema. Gonçalves, de 26 anos, relatou o caso no Twitter e a postagem viralizou. O jovem explicou que dois bancos haviam consultado sua pontuação no serviço de crédito Serasa, o que levantou suspeitas, e que recebeu uma mensagem no aplicativo WhatsApp de uma suposta floricultura, que dizia que ele receberia presente de um remetente oculto. Paulo conta que foi informado pela suposta floricultura da chegada do motoboy no prédio em que ele mora. Ele fez contato com o motociclista que lhe entregou um kit de perfumaria.

Cinco minutos depois, a suposta floricultura ligou mais uma vez, pedindo que Paulo descesse novamente para que o motoboy pudesse tirar uma foto do rosto dele e comprovar a entrega. A espera entre os dois contatos seria para preencher os dados dele em um aplicativo. Nessa segunda vez, o jovem gravou tudo, e foi quando ele pegou o celular do entregador e correu. O aparelho estava no aplicativo do banco Itaú, em uma tela que pedia o reconhecimento facial para a assinatura do documento de financiamento de um carro. A Polícia Civil instaurou inquérito policial e o caso está em andamento na 2 ª Delegacia Especializada em Investigação de Fraudes. O celular será periciado. O golpe consiste em uma quadrilha pegar os dados de uma pessoa e mandar mensagens no WhatsApp para confirmá-lo; na sequência, realiza uma entrega, usando a identificação facial para poder entrar em aplicativos de bancos e pedir empréstimos em nome da  vítima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.