Lewandowski será relator de reclamação da Rede que pede anulação de julgamento

  • Por Estadão Conteúdo
  • 12/06/2017 18h44 - Atualizado em 29/06/2017 00h10
Cerimônia de posse do ministro Ricardo Lewandowski na presidência do STF. A presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia (Valter Campanato/Agência Brasil) Valter Campanato/Agência Brasil Dilma Rousseff e Ricardo Lewandowski - ABR

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado o relator do pedido de nulidade do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que absolveu a chapa Dilma Rousseff-Michel Temer na última sexta-feira, 9. Não há prazo para a ação ser apreciada no plenário da Corte.

A Rede pediu nesta segunda-feira, 12, ao STF a concessão urgente de liminar e a realização de um novo julgamento que leve em consideração as provas apresentadas pelos delatores da Odebrecht O partido pede também que o processo do TSE seja suspenso até que a reclamação seja julgada pelo plenário da Corte.

Na petição, a Rede critica o resultado do julgamento, por quatro votos a três, e nega que a apreciação dos depoimentos dos executivos da empreiteira representaria uma ampliação indevida do objeto demandado na fase instrutória do processo, como considerou a maioria dos ministros do TSE. 

“Cumpre destacar, ainda, que a decisão reclamada teve por efeito deixar de considerar uma série de provas que apontavam para graves irregularidades e ilícitos eleitorais, representativos de graves práticas de abuso de poder econômico e político, cujo imperioso enfrentamento é dever da Justiça Eleitoral e dos partidos políticos”, diz trecho da reclamação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.