Lobista diz que pagou propina para deputado Luiz Sérgio na CPI da Petrobras

  • Por Estadão Conteúdo
  • 14/10/2016 13h00
Rio de Janeiro - O empresário Zwi Skornicki (camisa vermelha), preso preventivamente na 23ª Fase da Operação Lava Jato, suspeito de operar pagamento de propinas em negócios com a Petrobras, é transferido da Polícia Federal, na Praça Mauá, para Curitiba (Fernando Frazão/Agência Brasil) Fernando Frazão/Agência Brasil O empresário Zwi Skornicki

O lobista Zwi Skornicki, delator da Lava Jato, afirmou à Procuradoria-Geral da República que o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) atuou para que ele não fosse convocado a depor na CPI da Petrobrás de 2015. Luiz Sérgio era relator da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurava fraudes na estatal.

Na decisão que homologou o acordo de delação de Zwi, o ministro Teori Zawascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), transcreveu trecho de requerimento do Ministério Público Federal.

“Com relação à participação de autoridades com prerrogativa de foro, o colaborador, em seus termos 11 e 13, afirmou que a empresa Keppel pagou parte da propina ajustada com João Vaccari (ex-tesoureiro do PT) em nome do Partido dos Trabalhadores para o deputado Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira. Este mesmo parlamentar teria intercedido para a não convocação do colaborador à CPI da Petrobras”, afirma a Procuradoria.

Teori destaca ainda outro trecho do requerimento do Ministério Público Federal. “Embora o referido parlamentar não consta ainda no rol de investigados da Lava Jato, os fatos trazidos pelo colaborador impactam diretamente (pelo menos e por ora) a investigação em curso”, aponta o documento.

Em 22 de outubro do ano passado, a CPI da Petrobras aprovou o relatório final apresentado pelo deputado Luiz Sérgio. O relatório foi aprovado por 17 a 9, com uma abstenção, conforme informou a Câmara na ocasião.

O relatório de Luiz Sérgio isentou de responsabilidade em irregularidades na Petrobras o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a então presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli.

A reportagem tentou contato com o deputado Luiz Sérgio por telefone e por e-mail, mas ainda não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação.

O criminalista Luiz Flávio Borges D’Urso, defensor de João Vaccari Neto, tem reiterado que o ex-tesoureiro do PT jamais recebeu propinas. Vaccari está preso desde abril de 2015. O ex-tesoureiro já foi condenado pelo juiz Sérgio Moro por corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo D’Urso, todos os valores arrecadados por seu cliente foram destinados ao PT e declarados à Justiça Eleitoral.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.