Maia discutirá estados na reforma da Previdência com governadores do Nordeste nesta terça

  • Por Jovem Pan
  • 01/07/2019 16h30 - Atualizado em 01/07/2019 16h39
Gilmar Félix/Câmara dos Deputados Chefes dos executivos locais também apresentarão uma agenda de projetos que podem levar mais recursos aos entes federativos

A reinclusão dos estados no texto da reforma da Previdência será tema de reunião entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e governadores do Nordeste nesta terça (2).

Os chefes dos executivos locais também apresentarão uma agenda de projetos que podem levar mais recursos aos entes federativos no curto prazo. A negociação está travada e a avaliação é de que será muito difícil viabilizar o acordo. Parlamentares já consideram tratar do assunto em um segundo momento, com a apresentação de um projeto de lei complementar ou outra medida após a aprovação da reforma pela Câmara.

A percepção é que os governadores do Nordeste não serão capazes de convencer suas bancadas e garantir a entrega dos votos para a aprovação da reforma. Os gestores estaduais estão mais empenhados no encaminhamento de um pacote de projetos que pode gerar receita às suas regiões no curto e no médio prazos do que na reforma da Previdência. Alguns avaliam que, além de gerar recursos apenas a longo prazo, a proposta tem caráter impopular e pode trazer consequências para o debate eleitoral do ano que vem.

Os governadores querem que o Congresso aprove o projeto do bônus de assinatura do pré-sal e o da securitização. Na semana passada, a Câmara já aprovou a proposta que trata da distribuição de recursos do fundo social do pré-sal.

Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.