Manifestantes articulados por redes sociais são “novo agente político”, acredita FHC

  • Por Jovem Pan
  • 18/03/2015 10h59
Jovem Pan Confira fotos exclusivas Jovem Pan da manifestação na Av. Paulista

Em entrevista à Jovem Pan na qual disse que Dilma Rousseff está perdendo condições políticas de governar, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também comentou o fenômento de manifestações incrementadas por movimentos nas redes sociais. “Você tem um agente político novo, que é a rua articulada pelas redes sociais”, disse.

Em referência às manifestações antigoverno no último domingo (15), Cardoso afirmou que o movimento “não tem ligação direta com partido nenhum”, o que faz alguns dos participantes requererem “coisas absurdas”, como pedir a intervenção militar, classificou.

“É uma vontade que vai se formando, escapa do controle e não é institucional”, disse. O grande desafio dos governantes, de acordo com o ex-presidente, é “articular” as instituições democráticas com a vontade da rua expressa nesses movimentos anti-institucionais.

Como sociólogo, FHC disse ter sido “um dos primeiros” a chamar a atenção para esse lado, quando escreveu artigo “há três ou quatro anos” destacando o papel da oposição e como ela conseguiria mobilizar as ruas. Na época, diz, foi desconsiderado pois “pensam que sociólogo não entende de política”, brincou.

Ouça o trecho da entrevista sobre o assunto no áudio acima e confira a entrevista completa aqui.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.