Mantega é levado a depor em nova fase da Zelotes

  • Por Estadão Conteúdo
  • 09/05/2016 09h07
27/10/2015 - Brasília - DF - Audiência Pública e Reunião Ordinária. Ex-Presidente do BNDES de nov/2004 a mar/2006, Guido Mantega, na CPI do BNDES. Foto: Antonio Araújo / Câmara dos Deputados Fotos Públicas Guido Mantega - Fotos Públicas

A Operação Zelotes cumpre 30 mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva nesta segunda-feira, 9. O alvo desta etapa é o grupo Comercial Penha.

O ex-ministro Guido Mantega foi conduzido coercitivamente – quando o investigado é levado para depor e liberado.

A Zelotes investiga esquema de compra de votos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o conselho vinculado ao Ministério da Fazenda que julga recursos de multas de grandes contribuintes.

Amigo de Mantega

O alvo é a Cimento Penha, firma do empresário Victor Garcia Sandri, amigo do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega. Os investigadores pediram medidas contra Mantega, mas inicialmente a Justiça Federal não autorizou.

A empresa teria comprado o então conselheiro do Carf Valmar Fonseca de Menezes para anular seu débito. O MPF sustenta que o ex-ministro Guido Mantega nomeou, em junho de 2011, Valmar e também o então conselheiro José Ricardo da Silva – já condenado na Zelotes – para a câmara que analisou o caso do seu amigo. Com isso, a Cimento Penha conseguiu abater débito de R$ 106 milhões em julgamento no Carf.

Mantega já teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados. Também foram ordenadas as mesmas medidas em relação à Coroado Administração de Bens, empresa do ex-ministro petista. A Coluna do Estadão apurou que o MPF solicitou o cumprimento de ao menos 15 mandados de busca e apreensão e 15 conduções coercitivas.

Em e-mails interceptados pela Zelotes, o empresário Victor Sandri menciona o nome de Mantega em conversas com o então conselheiro Valmar. As investigações teriam encontrado pagamento de R$ 15 milhões para empresa de auditoria e consultoria vinculada a Valmar.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.