Máquina que suga pernilongos está em fase de testes no rio Pinheiros

Equipamento foi desenvolvido nos Estados Unidos utilizando apoio técnico da Nasa e tem capacidade de absorver mais de 3 mil pernilongos por dia

  • Por Jovem Pan
  • 26/10/2020 18h44 - Atualizado em 26/10/2020 22h08
Rovena Rosa / Agencia Brasil RIO PINHEIROS Máquina foi instalada no rio Pinheiros

A eficácia de um equipamento voltado para a captura de pernilongos é monitorada em um trecho do rio Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, na tentativa de controlar infestações de mosquitos relatadas por moradores da região. A máquina, instalada na antiga Usina de Traição, nas imediações da estação Vila Olímpia da CPTM, tem como intuito atingir locais que não são alcançados por barcos e reduzir custos da operação na tentativa de controle dos animais na região. Ela foi desenvolvida nos Estados Unidos com apoio técnico da Nasa.

Segundo a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), a máquina imita a temperatura corporal do ser humano para atrair os mosquitos e “força” a entrada deles na unidade com um ventilador a vácuo. A potência do ventilador permite que até 3 mil pernilongos sejam sugados em um dia. O equipamento foi disponibilizado ao órgão para testes e terá custos, eficácia e precisão analisados após período que não foi detalhado. Se houver resultado positivo, o sistema pode ser adotado em outros pontos do rio. A máquina foi instalada no início do mês de outubro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.