Ministro do STF diz que não viu nada ‘de mais’ em livro criticado por Crivella

‘Quem sabe ele recolhe as TVs também. Estou cansado de ver beijo homossexual em novela’, ironizou Marco Aurélio Mello sobre Crivella

  • Por Jovem Pan
  • 06/09/2019 18h19
GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO Marco Aurélio Mello comentou a polêmica sobre livro da Bienal do Rio

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta sexta-feira (6) que não viu nada “de mais” no livro em quadrinhos “Vingadores, a Cruzada das Crianças”, criticado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), por apresentar personagens homossexuais. Para o ministro, em pleno século 21 é preciso ter uma “visão tolerante” de mundo.

No início da tarde desta sexta-feira, fiscais da prefeitura estiveram na Bienal do Rio, para checar de que forma o livro estava sendo comercializado. Sob vaias de parte do público, os fiscais percorreram vários estandes, mas não encontraram nenhum exemplar.

Na véspera, Crivella havia criticado o livro. A prefeitura alega que não se trata de homofobia, mas sim do respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que recomenda que “publicações com cenas impróprias a crianças e adolescentes sejam comercializadas com lacre”.

“É a visão dele, cada qual tire a sua conclusão. Quem sabe ele recolhe as TVs também. Estou cansado de ver beijo homossexual em novela”, ironizou Marco Aurélio, ressaltando que não vê problema nenhum na abordagem de personagens da comunidade LGBT.

“Estamos em pleno século 21, é preciso ter uma visão aberta, uma visão tolerante e distinguindo sempre religião e Estado, preservando a liberdade de expressão. Esta [a liberdade de expressão] é intocável em um Estado democrático, mas em um Estado totalitário, religioso, não”, completou.

De acordo com a presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB, Suzana do Monte Moreira, a determinação do estatuto só se aplica a casos em que há imagens de nudez ou sexo explícito. No caso do livro da Marvel, há somente uma imagem dentro do livro de um beijo entre dois homens inteiramente vestidos, não na capa.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.