Sobe para 27 o número de mortos por chuvas na Baixada Santista

  • Por Jovem Pan
  • 05/03/2020 12h36
MAURÍCIO DE SOUZA/ESTADÃO CONTEÚDO Ao todo, já foram disponibilizadas encontrados 27 corpos e 43 pessoas continuam desaparecidas

A Defesa Civil Estadual informou nesta quinta-feira (5) que as chuvas extremas que incidiram sobre a região da Baixada Santista na madrugada de terça-feira (3) provocaram, até o momento, 27 óbitos. A previsão é de céu nublado e possibilidade de chuva fraca ao longo do dia.

Segundo o órgão, 43  pessoas permanecem desaparecidos nos seguintes municípios: Guarujá (37 desaparecidos), Santos (5 desaparecidos) e São Vicente (1 desaparecido). O número atual de desabrigados é de 228 no Guarujá, 3 em São Vicente, 150 em Santos e 102 em Peruíbe.

Ao todo, já foram disponibilizadas 19,5 toneladas de materiais de ajuda humanitária aos municípios afetados, sendo: 15,6 toneladas para o depósito do Fundo Social de Santos de onde serão distribuídos, mediante solicitação, às defesas civis municipais; 1 tonelada ao Guarujá; 2,9 toneladas a Peruíbe. Entre os itens estão de colchões, cobertores, cestas básicas, roupas,  kits de limpeza, kits de higiene e água potável.

Segundo a Defesa Civil, o Coordenador Estadual de Proteção, coronel PM Walter Nyakas Junior, permanece com sua equipe na região para em reuniões com o Gabinete de Crise, avaliando as necessidades e a atuação das equipes de salvamento.

Nesta quinta-feira 95), os decretos municipais de situação de anormalidade do Guarujá (estado de calamidade pública), Santos e São Vicente (situação de emergência) foram reconhecidos sumariamente no Diário Oficial da União.

Dados do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado indicam que, até as 4h da terça-feira (3), o acumulado nas últimas 12 horas de chuvas no Guarujá foi de 282 mm, em Santos 218 mm, em Praia Grande 170 mm, em São Vicente 169 mm, em Mongaguá 160 mm, em Cubatão 132 mm e tanto em Itanhaém como em Bertioga o acumulado foi de 110 mm.

A previsão para esta quinta (5) é de céu nublado com possibilidade de chuva fraca (10 mm) e isolada ao longo do dia. Entretanto, devido ao solo encharcado e o acumulado de chuvas estar muito elevado, o alerta para risco de deslizamentos permanece vigente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.