Na Câmara, 86 deputados já mudaram de legenda durante janela partidária

  • Por Agência Estado
  • 22/03/2016 21h03

Deputados já aprovaram duas MPs do ajuste fiscal de alterações no seguro-desemprego e na pensão por morte

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Plenário Câmara dos Deputados

Pelo menos 86 deputados federais já comunicaram que mudaram de partido durante a janela, aberta por emenda constitucional, para troca-troca partidário sem risco de cassação. É o que aponta balanço da Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara divulgado às 19h40 desta terça-feira, 22. 

Esse número equivale a 16,7% do total de 513 parlamentares integrantes da Casa e aumenta a todo instante com novas comunicações. Embora o prazo da janela tenha terminado no último sábado, 19, a Câmara considerará as mudanças registradas até essa segunda-feira, 21, na Justiça Eleitoral.

Por conta dessas comunicações, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou que a reunião de líderes para definir a distribuição das vagas dos colegiados marcada para hoje foi adiada para próxima segunda-feira, 28. Com isso, a instalação das comissões permanentes deve ficar para depois da Semana Santa

A divisão das vagas dos colegiados da Câmara deverá levar em conta o novo tamanho das bancadas, como defende a maioria dos líderes partidários da Casa. Para isso, contudo, os deputados terão antes de aprovar em plenário alteração no Regimento Interno da Casa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.