“Não há privilégio”, diz Janot sobre citados em delação

  • Por Agência Estado
  • 17/03/2016 08h41
15/10/2014- Brasília- DF, Brasil- O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no STF. Foto: Fellipe Sampaio/ SCO/ STF Fellipe Sampaio/ SCO/ STF Rodrigo Janot

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta quarta-feira (16) em Paris, que, “tendo inícios de crime” na delação premiada do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), a instituição abrirá um inquérito para investigar os suspeitos. “Nós estamos em uma República. Ninguém tem privilégio nem tratamento diferenciado”, disse Janot ao jornal O Estado de S Paulo. “É como deve ser”, afirmou, usando uma expressão em francês. “Se houver um indício, a gente vai abrir investigação, independentemente de quem seja.”

Questionado sobre se o inquérito poderia envolver a presidente Dilma Rousseff, Janot reafirmou que todos podem entrar na investigação. “Nós temos um material, que estamos examinando”, declarou o procurador-geral. Em delação Delcídio citou Dilma, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Michel Temer, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Segundo Janot, todos os citados terão tratamento igual. “Todos. Todos são iguais.” Sem dar detalhes, Janot informou ainda que o inquérito que pode ser aberto não se basearia apenas nos documentos do testemunho de Delcídio em seu acordo de delação premiada.

Lula

Janot afirmou também a indicação do ex-presidente Lula para a Casa Civil de Dilma “é problema dele” e não muda nada para a Procuradoria-Geral da República. “Isso é problema dele, não é meu. Não é problema para mim não”, disse Janot. 

Questionado se Lula, ao obter foro por se tornar ministro, não teria “privilégios” no que diz respeito às investigações da Operação Lava Jato, o procurador-geral foi lacônico. “Não sei”, afirmou. 

Janot estava em Paris participando de um evento sobre cooperação internacional para o combate à corrupção na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.