Nova área de proteção aumenta para 10,7% a preservação costeira da Paraíba

  • Por Jovem Pan
  • 14/07/2019 15h39
Braulio Santos Considerada atualmente a maior área de proteção do estado, ela se estende pelo litoral de João Pessoa e de Cabedelo e abrange uma área de aproximadamente 420 km²

Uma nova Área de Proteção Ambiental (APA) na costa da Paraíba aumentou para 10,7% a área de preservação costeira no estado. Antes da criação da APA, nomeada Naufrágio Queimado, apenas 0,5% da costa era protegida. Três embarcações naufragadas também estão incluídas na unidade de conservação.

Considerada atualmente a maior área de proteção do estado, ela se estende pelo litoral de João Pessoa e de Cabedelo e abrange uma área de aproximadamente 420 km² (cerca de 42 mil hectares). A APA vai possibilitar a preservação de recifes, peixes, crustáceos e outros animais – incluindo espécies ameaçadas, como tubarão-lixa, toninha e peixe-boi-marinho e proteção de desovas de tartarugas.

Os navios afundados no século passado, conhecidos como Alice, Alvarenga e Queimado, são atualmente habitados por corais e outras espécies marinhas, além de guardar fragmentos da história.

“O projeto começou com bases científicas, monitoramento das espécies e do ambiente para identificar o diagnóstico de preservação e propor medidas que favoreçam a conservação da natureza”, disse Robson Capretz, coordenador de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, sobre a idealização da APA.

O projeto da área de proteção foi idealizado por professores e alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com financiamento da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Com isso, foram identificadas quais medidas seriam necessárias e cabíveis para incentivar a proteção da natureza e manter as atividades econômicas locais, como pesca e atividades de turismo “desde que controladas e respeitando-se a manutenção da biodiversidade e serviços ecossistêmicos”, conforme explicou Capretz.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.