Operação Zelotes retoma coleta de depoimentos de testemunhas

  • Por Jovem Pan
  • 16/02/2016 13h01
Pedro França/Senado Alexandre Paes dos Santos

São retomadas nesta terça-feira (16) as audiências nas quais estão sendo ouvidas testemunhas da Operação Zelotes. O juiz federal Vallisney de Souza, responsável pelo caso, deve ouvir cinco funcionários da Receita Federal além de uma testemunha de Alexandre Paes dos Santos, um dos lobistas presos pela Operação.

Ele é apenas um dos 15 réus que estão sendo processados pela Justiça por crimes como tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, associação criminosa, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Zelotes investiga supostas negociações de medidas provisórias nos governos petistas e fraudes em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (o Carf, ligado ao Ministério da Fazenda).

Já houve no Senado uma CPI que investigou as denúncias de fraude no Carf. Mas, comandada por governistas, a comissão concluiu o trabalho sem indiciar ninguém. O deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM) espera que uma nova CPI seja aberta na Câmara para investigar as denúncias. De acordo com ele, o ex-presidente Lula deve ser chamado a prestar esclarecimentos. Pauderney disse que Lula “jogou fora a sua biografia”.

Já prestaram depoimento na Operação Zelotes 45 testemunhas de defesa. Alguns políticos que haviam sido convocados para depor, no entanto, foram dispensados, como é o caso do ex-presidente Lula, ou foram autorizados a responder por escrito, como fez a presidente Dilma Rousseff.

Com Antonio Maldonado, de Brasília

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.