Osasco revitaliza viaduto Tancredo Neves com projeto social de grafite

  • Por Jovem Pan
  • 04/12/2019 20h26
Arte Urbana: Viaduto Tancredo Neves, em Osasco, ganhará 'cara nova' com projeto social de grafite

A cidade de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, irá revitalizar um dos principais viadutos da cidade por meio de um projeto social que terá o grafite como pano de fundo – transformando a estrutura do local.

O viaduto Tancredo Neves é a maior ponte de Osasco e contará com a colaboração de uma arquiteta, curadores e artistas voluntários para a realização do projeto de revitalização. O trabalho que conta com o apoio da prefeitura da cidade acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.

Segundo a organização do evento, serão usados 640 frascos de tinta, 10 latas grandes de tinta látex branca, 50 uniformes, 20 macacões, 25 pares de luvas, além de óculos, fita-crepe e “muita disposição para transformar o acesso num dos principais pontos turísticos culturais do município”.

A arquiteta paulistana Faviana Okamoto foi quem desenvolveu o projeto de revitalização da ponte que cruza o rio Tietê e une as regiões Norte e Sul da cidade.

Os curadores Antonio Mosko e Dingos Del Barco, da Associação de Grafiteiros de Osasco e Região, também atuarão na ação e devem selecionar os artistas que reproduzirão suas criações na estrutura de concreto de 900 metros da ponte.

“Em 13 de dezembro, vamos preparar a base e cobrir toda a extensão do muro do acesso com tinta branca. No dia 14, daremos início ao trabalho com os artistas. Dia 15, finalizamos e entregamos a estrutura totalmente revitalizada para Osasco. Tenho verdadeira paixão pela arte urbana, na mesma intensidade que acredito que a Arte e o Esporte, tanto quanto a Educação transformam a sociedade para melhor”, afirma a arquiteta.