Para PF, laranjas do PSL ‘faltaram com verdade’ na prestação de contas

  • Por Jovem Pan
  • 29/04/2019 21h55
Newton Menezes/Estadão Conteúdo Nesta segunda-feira (29), a PF fez buscas na sede do PSL em Minas

O delegado de Polícia Federal Marinho Rezende, responsável pelas investigações sobre o suposto esquema de ‘candidaturas laranja’ do PSL, afirmou haver “indícios concretos” de que candidatas do partido “faltaram com a verdade” nas prestações de contas que enviaram à Justiça Eleitoral. O esquema funcionaria com o repasse de recursos do fundo eleitoral exclusivo para mulheres para outras disputas, inclusive de concorrentes homens.

Nesta segunda-feira (29), a PF fez buscas na sede do PSL em Minas.”Esse é o indício concreto que a gente acha que está amplamente comprovado. Que aquelas prestações de contas não refletem a verdade que efetivamente ocorreu em termos de gastos de recursos”, disse o delegado, completando: “Essas candidatas, que a gente inicialmente relatou, essas quatro, a gente viu que os recursos são, como eu disse, desproporcionais ao potencial eleitoral das mesmas. Então, os indícios são bem fortes de que elas faltaram com a verdade na prestação de contas junto à Justiça Eleitoral”

Entre as quatro candidatas (duas a deputada estadual e duas a federal), a primeira a fazer denúncia sobre o esquema foi Cleuzenir Barbosa, que falou que “suas contas estão 100% corretas”.

O Ministério do Turismo informou, em nota, que reitera que o partido seguiu rigorosamente o que determina a legislação eleitoral. Ele afirma que segue à disposição da Polícia Federal para prestar todas as informações necessárias, “pois há mais de um mês se ofereceu espontaneamente para prestar depoimento às autoridades do caso”.

O PSL de Minas, em nota, disse tratar “com naturalidade as buscas e apreensões realizadas pela operação da Polícia Federal e que entende a ação como uma etapa normal das investigações em andamento, com a qual vem espontaneamente colaborando”, e que “o partido permanece na confiança do trabalho técnico e isento da PF, acreditando que não há participação de dirigentes do partido em qualquer esquema envolvendo candidatas-laranja em Minas Gerais”.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.