Paraná proíbe reuniões com mais de 10 adultos no Natal e prorroga toque de recolher

Apesar das recentes medidas, o número de novas contaminações e mortes pela Covid-19 continua alto no estado; novo decreto também institui a lei seca

  • Por Jovem Pan
  • 17/12/2020 21h57 - Atualizado em 17/12/2020 21h58
LEANDRO FERREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO As escolas, que estavam abertas apenas para distribuição de alimentos para alunos necessitados e entregas de chips, voltarão a ter aulas presenciais no dia 14 de abril Taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS exclusivos para coronavírus tem se mantido entre 85% e 95% nos últimos 14 dias

O governo do Paraná decidiu prorrogar até 28 de dezembro o decreto que estabelece toque de recolher noturno, a lei seca e a proibição de aglomerações com mais de 10 adultos. As medidas têm como objetivo frear o contágio pelo novo coronavírus, que matou mais de 7 mil pessoas no estado desde março. O novo decreto, divulgado nesta quinta-feira, 17, tem validade de 10 dias, a partir de sábado, 19, e pode ser prorrogado até janeiro de 2021. O toque de recolher está em vigor desde o dia 2 de dezembro. Das 23h às 5h, apenas serviços essenciais são permitidos. Dois dias depois, um novo decreto ampliou as restrições, proibindo a venda e o consumo de bebidas alcoólicas durante a madrugada.

Apesar das recentes medidas, o número de novas contaminações e mortes pela Covid-19 continuou em alta no Paraná. Nessa quarta-feira, 16, o estado bateu recorde de óbitos em 24 horas ao confirmar 199 mortes por complicações da doença. Parte dos casos são retroativos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS exclusivos para coronavírus tem se mantido entre 85% e 95% nos últimos 14 dias. O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, defende que o toque de recolher noturno, aliado à lei seca, enfrenta dois dos principais problemas: a transmissão do coronavírus e a superlotação dos hospitais públicos e privados. “Tivemos uma redução de 30% a 35% nos atendimentos de alta complexidade ligados a bebidas alcoólicas, como acidentes de trânsito, traumas, ferimentos por armas de fogo ou armas brancas”, disse.

Natal sem aglomeração

Com a prorrogação das medidas restritivas até o dia 28 de dezembro, o governo do Paraná espera coibir aglomerações nas festas de Natal. As reuniões familiares devem ser realizadas, no máximo, com a presença de 10 adultos. Crianças de até 14 anos não são incluídas na conta porque, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, estudos indicam menor potencial de transmissão do coronavírus nessa faixa etária. Eventos em bares, restaurantes e clubes estão proibidos. Apesar disso, o decreto em vigor permite cultos religiosos, desde que respeitada a capacidade máxima de 30% dos templos e distanciamento mínimo de dois metros entre os fiéis.

“Pedimos para que as pessoas evitem se reunir e pensem no Natal de 2021, porque as decisões de agora serão fundamentais para que a gente possa planejar o futuro. Deixar de se reunir neste ano, em muitos casos, significa não ter a transmissão do coronavírus no ambiente familiar”, afirmou o secretário Beto Preto, acrescentando que as medidas de restrição objetivam preservar vidas. Sobre as festas de Ano-Novo, o chefe de pasta diz que a situação será reavaliada na última semana do ano. Se as medidas atuais não forem suficientes para arrefecer a curva de contágio, o decreto deve ser prorrogado, impondo as mesmas restrições do período de Natal ao Réveillon.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.