Obra do Metrô de SP desaba e abre cratera na Marginal Tietê; trânsito é parcialmente liberado
Circulação de veículos na pista expressa foi retomada por volta das 13h; Defesa Civil afirma que o acidente foi causado por um rompimento na rede coletora de esgoto da Sabesp
Um desmoronamento de parte do asfalto causou a interdição da Marginal Tietê na manhã desta terça-feira, 1, na pista local, sentido rodovia Ayrton Senna. A circulação de veículos foi parcialmente retomada por volta das 13h, porque, segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), “não há risco para a operação” da via. O desabamento aconteceu em uma obra da linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. Segundo a Defesa Civil, o rompimento de uma rede coletora de esgoto da Sabesp levou à inundação do túnel escavado. O órgão afirma que o acidente teria ligação com o aumento das chuvas no Estado nos últimos dias. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a construção sendo invadida pelas águas e levando ao desmoronamento de parte da via local. Em rápida coletiva de imprensa concedida no local do incidente, o tucano lamentou o ocorrido, mas destacou que não houve óbitos. “Dadas as circunstâncias, o menor dos problemas. Podia ser algo muito mais grave, se não fosse essa circunstância específica de ter sido atingida uma coletora da Sabesp”, disse. “Muito importante: felizmente, não tivemos nenhuma vítima. Nem com ferimento e muito menos a óbito”, acrescentou.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros chegou a afirmar que o acidente foi causado por um erro na escavação com um “tatuzão”, equipamento de perfuração usado em obras. As principais hipóteses eram que o maquinário teria atingido o Rio Tietê ou que uma adutora teria sido rompida, causando a inundação do túnel escavado e, com isso, o desmoronamento do asfalto. No entanto, a Defesa Civil afirmou que não houve erro na escavação. “A Sabesp está trabalhando para cessar o fluxo de esgotos e assim que for cessado a empresa já entra com reparo no local. Houve um rompimento pelo excesso de água devido às chuvas dos últimos dias. A perícia poderá confirmar o que aconteceu e a Defesa Civil poderá dar um laudo assim que baixar a água e tivermos acesso a um local exato da ocorrência. Não foi o tatuzão.” A análise preliminar do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (DAEE) não aponta danos no leito e nem nas margens do Rio Tietê. As equipes da DAEE foram até um poço de medição e concluíram que nível e a movimentação da água do rio não foram alterados
À Jovem Pan, o capitão do Corpo dos Bombeiros André Elias afirmou que trabalhadores estavam no túnel no momento do acidente. “Chegamos ao local verificamos junto com metrô e tratavam-se de 50 pessoas no momento exato do rompimento. Por sorte, elas conseguiram escapar ilesas. O que sabemos é que a água invadiu por completo o túnel. Os trabalhadores conseguiram escapar por sorte, porque não teriam o mínimo de espaço para permanecer ali dentro, então seria uma tragédia mesmo”, disse o representante da corporação. Quatro pessoas que tiveram contato com a água foram socorridas e levadas para hospitais da região por precaução. Inicialmente, a informação era de que apenas dois funcionários tinham tido contato com a água contaminada, mas o número foi atualizado para quatro pelo governador João Doria.
“Acredito que agora o Metrô, Prefeitura, a CET, terão que trabalhar em conjunto para fazer o escoamento, ver qual a melhor forma de fazer a vazão da água e a obra possa voltar. Isso não vai ficar pronto em questão de dias”, acrescentou o capitão. Segundo André Elias, uma análise deve ser feita para ver os riscos de desdobramentos para imóveis e prédios da região, assim como para a própria estrutura da Marginal. Ele não descarta risco de desabamento das vias afetadas. “O risco é eminente sim e as faixas precisam ser isoladas. Não tenho informação de quantas faixas serão isoladas e por quanto tempo, o que vai impactar realmente é o tempo, porque essa obra vai demorar”, disse. O porta-voz da Defesa Civil afirmou ainda que, no momento, apenas o local que desmoronou está em risco. “Estamos monitorando e o que pode vir avançar na erosão é o asfalto da pista Marginal. Mas esse avanço está sendo bem lento, estamos monitorando.”
Pelo Twitter, Doria afirmou que determinou a apuração das “causas e elaboração de plano da concessionária responsável pela obra, junto à prefeitura da capital, para normalização do tráfego da Marginal rapidamente”. Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos informou que “determinou o isolamento de todo o perímetro e enviou uma equipe para acompanhar a apuração da causa da ocorrência”. “Não há informações sobre vítimas. As causas do acidente serão apuradas, assim como a extensão dos danos à obra e às vias locais”, diz comunicado. A equipe de engenharia do metrô está no local, assim como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que confirmou a interdição total das pistas sentido rodovia Ayrton Senna. “Há uma canalização controlada em duas faixas da pista expressa para que os veículos atravessem o ponto da obra com segurança. Agentes de campo da Companhia estão no local orientando os condutores.” A orientação é que os motoristas evitem a Marginal Tietê e as vias da região. A linha 6-Laranja do Metrô fará a ligação entre a Vila Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, até a região central, na estação São Joaquim. Em entrevista concedida no local do acidente, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) falou que foi criado um grupo de trabalho envolvendo a CET, a Sabesp, a Acciona e a Secretaria de Transportes da capital para trabalhar noc aso. Além disso, o prefeito informou que os engenheiros da Acciona não detectaram instabilidade na pista central, e que ela poderia ser liberada em breve. Entretanto, Nunes pontuou que uma tubulação da Comgás passa pela região e que, uma vez fechada, a circulação poderia voltar no local. “Prevalece a segurança, mas havendo segurança, não tem porque manter o transtorno na cidade de São Paulo”, afirmou.
Tatuzão furou o túnel do metrô embaixo da marginal em São Paulo, porém o rio estourou o túnel pra quem for sentido Freguesia do Ó, marginal está com risco de afundar pic.twitter.com/i0Eg6Ye8Ob
— MannoDuh (@mannoduh) February 1, 2022
Olha eu sinceramente desistiria da obra do metrô, transformaria numa nova atração turística da cidade, os novos canais subterrâneos do tiete com arquitetura moderna, iluminação ecológica, bota uns food truck, uns passeio guiado sabe uma coisa bem liberal
— una perra sorprendente (@tenhososeisanos) February 1, 2022
São Paulo está preste a virar um caos, segundo informações a obra de perfuração da linha 7 do metrô atingiu área do rio Tietê e a água está entrando nas escavações com risco de afundar toda marginal . pic.twitter.com/GIE02xwlw2
— Paulo Brandao-jundiai (@PauloBr48949553) February 1, 2022
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