Pelo Twitter, Museu da Imigração lamenta ‘gigantesca perda que Museu Nacional sofreu’

  • Por Jovem Pan
  • 03/09/2018 12h12
Francisco Proner Ramos/Estadão Conteúdo "A destruição gera extremo pesar em nossa instituição, que enxerga o imensurável valor histórico que o país deixou de ter”, escreveu o Museu da Imigração

Em pronunciamento no Twitter, o Museu da Imigração, localizado em São Paulo, lamentou o incêndio que destruiu grande parte do acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

Com a imagem de “luto”, o perfil do Museu da Imigração publicou: “Lamentamos, profundamente, a gigantesca perda que o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, sofreu, e nos solidarizamos com a situação. A destruição gera extremo pesar em nossa instituição, que enxerga o imensurável valor histórico que o país deixou de ter”.

O incêndio

Um incêndio atingiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro, na noite deste domingo (02). A assessoria de imprensa do museu disse que não houve feridos, já que o incêndio começou após o fechamento para o público. As causas do incêndio ainda são apuradas.

O fogo teve início, aproximadamente, às 19h30, quando quatro vigilantes estavam no local. Os trabalhadores conseguiram fugir a tempo. O Corpo de Bombeiros está no local e, imediatamente, iniciou o combate ao fogo.

A Polícia Civil abrirá um inquérito e deverá passar o caso para a Delegacia de Repressão à Crimes de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal avaliar se o incêndio foi criminoso.

De acordo com testemunhas que estavam no local, o Corpo de Bombeiros teve dificuldade para puxar água para combater as chamas.

Funcionários e pesquisadores do Museu Nacional se juntaram aos bombeiros para ajudar na diminuição do fogo. A intenção era guiar o Corpo de Bombeiros até salas da instalação que contém produtos químicos inflamáveis usados para conservar animais raros.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.