Petrobras anuncia a venda de oito refinarias e uma rede de postos no Uruguai

  • Por Jovem Pan
  • 26/04/2019 21h20 - Atualizado em 26/04/2019 21h23
Tânia Rêgo/Agência BrasilA empresa também decidiu reduzir a fatia da estatal na BR Distribuidora

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (26) que decidiu reduzir a fatia da estatal na BR Distribuidora – atualmente em 71% – e vender oito das suas 13 refinarias, além de uma rede de postos no Uruguai. As iniciativas, segundo nota divulgada pela companhia, fazem parte do Plano de Negócios e Gestão 2020-2024, que tem previsão de aprovação e divulgação no quarto trimestre deste ano.

Com essas mudanças, a Petrobras permanecerá como acionista relevante na BR Distribuidora. Serão vendidas a Refinaria Abreu e Lima, a Unidade de Industrialização do Xisto, as refinaria Landulpho Alves, Gabriel Passos, Presidente Getúlio Vargas, Alberto Pasqualini e Isaac Sabbá, além da Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR).

“No caso da BR Distribuidora, encontra-se em estudo a realização de uma oferta pública secundária de ações. Atualmente, a participação da Petrobras no capital da BR Distribuidora é de 71%. As diretrizes estão de acordo com os pilares estratégicos da companhia, que têm como objetivo a maximização de valor para o acionista, através do foco em ativos em que a Petrobras é a dona natural visando à melhoria da alocação do capital, aumento do retorno do capital empregado e redução de seu custo de capital”, disse em nota.

As oito refinarias à venda totalizam a capacidade de refino de 1,1 milhão de barris por dia. Essa negociação visa a concentração em ativos de maior rentabilidade e dar mais competitividade e transparência ao segmento de refino no Brasil.

A companhia tem anunciado uma série de medidas para reduzir custos. Em março, por exemplo, informou que planeja reduzir em US$ 8,1 bilhões os seus custos operacionais. Nesta semana, a companhia abriu um programa de demissão voluntária.

* Com informações da Agência Brasil