Prefeitura de Porto Alegre determina fechamento preventivo de comportas do Rio Guaíba
Medida foi tomada após alertas de temporais previstos para os próximos dias; capital gaúcha pode ter chuva de até até 100 milímetros nesta terça-feira, 26
A Prefeitura de Porto Alegre (RS) determinou, nesta segunda-feira, 25, o fechamento preventivo das comportas do Lago Guaíba devido à cheia provocada pelas chuvas. O fechamento ocorre para evitar que a área central da cidade alague caso o nível do rio chegue aos 3 metros. O anúncio foi feito pelo prefeito Sebastião Melo (MDB), nas redes sociais. A operação foi realizada durante a tarde desta segunda-feira. Foram fechados oito dos 14 portões. “É uma ação preventiva. Não podemos estar desprevenidos neste momento decisivo. Estamos agindo com mitigação de danos e alinhados com o Estado e demais órgãos parceiros diante da previsão do tempo e alertas que temos recebido. Todas as nossas equipes de ponta estão reforçadas e mobilizadas para atender a população e possíveis ocorrências”, disse o prefeito.
A medida foi tomada após alertas de mais temporais previstos para os próximos dias. A previsão é de até 100 milímetros para esta terça-feira, 26. Além disso, o vento sul deve atuar em direção à capital gaúcha na quarta-feira, 27, represando a água e evitando o escoamento para a Lagoa dos Patos. O Estado foi atingido por um ciclone extratropical que deixou, ao menos, 49 mortos, segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil. Além disso, 9 pessoas estão desaparecidas. No total, 3.130 pessoas foram resgatadas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.