PSDB nega que tenha articulado urgência do pacote anticorrupção

  • Por Estadão Conteúdo
  • 01/12/2016 17h03
Plenário do Senado durante sessão deliberativa ordinária. Senador Paulo Bauer (PSDB-SC) coma revista “Isto É” em mãos. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado Beto Baratay / Agência Senado Paulo Bauer

O líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC), divulgou nota em que nega que a bancada tenha participado de articulação para aprovar urgência do pacote anticorrupção. Ele alega que, desde o início, os senadores foram contrários à medida. 

A manobra foi conduzida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), após líderes de alguns partidos se comprometerem a apoiá-lo. 

“O PSDB informa que o senador Aécio Neves, consultado sobre a votação, reuniu a bancada do PSDB que se posicionou contra o caráter de urgência, decisão manifestada unanimemente pelo partido na votação”, diz o texto.

A nota do PSDB não faz referência à possível articulação operada pelo presidente do partido Aécio Neves (MG), que segundo o relato de senadores de diferentes partidos – inclusive do PSDB -, teria participado de conversas ao longo da tarde para articular a manobra. A assessoria do senador nega qualquer envolvimento dele com a manobra.

Por fim, a bancada do PSDB votou em bloco contra o pedido de urgência. A maioria dos senadores do PT, ao contrário dos tucanos, não registraram presença na votação e não marcaram posicionamento. O líder do PT, Humberto Costa (PE), e da oposição, Lindbergh Farias (PT-RJ), votaram a favor da urgência.

Além do PSDB e do PT, PMDB, PP, PTN e PSD também participaram do acordo, que foi frustrado pela reação do plenário.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.