São Paulo é o estado mais populoso, com quase 30% da população brasileira

  • Por Jovem Pan
  • 29/08/2018 09h29
Agência BrasilTrês Estados do Sudeste estão no topo da lista dos mais populosos

Com 45,5 milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil. O número corresponde a 21,8% da população total do país, que tem 208,5 milhões de habitantes, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira, 29.

Roraima, por sua vez, é o estado menos populoso, com 576,6 mil pessoas (0,3% do total). De acordo com o instituto, as estimativas deste ano consideram os venezuelanos no estado. A capital, Boa Vista, e a cidade de Pacaraima concentram 99% desses imigrantes.

Em relação aos municípios, São Paulo também está na liderança do ranking, com 12,2 milhões de habitantes; seguido por Rio de Janeiro (6,7 milhões); Brasília e Salvador, com 3 milhões de pessoas cada um.

Serra da Saudade, em Minas Gerais, é o município brasileiro com o menor número de habitantes, 786. Em seguida, estão Borá (SP), com 836, e Araguainha (MT), com 956.

O levantamento populacional das cidades é um dos parâmetros usados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios. As estimativas também são uma referência para outros indicadores sociais, econômico e demográficos.