Segurança que asfixiou jovem em mercado do RJ é denunciado por homicídio doloso

  • Por Jovem Pan
  • 27/06/2019 18h57
Reprodução Incidente aconteceu no hipermercado Extra da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio

Dois seguranças que prestavam serviço no hipermercado Extra da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, foram denunciados pelo Ministério Público do Estado (MP-RJ) por homicídio doloso pela morte de Pedro Henrique de Oliveira Gonzaga. O jovem de 25 anos foi asfixiado no local no dia 14 de fevereiro deste ano. A pena prevista para o crime, se houver condenação, é de 12 a 30 anos de reclusão.

Segundo a denúncia divulgada nesta quinta-feira (27), Davi Ricardo Moreira Amâncio estrangulou a vítima, causando-lhe as lesões que provocaram a morte. Edmilson Felix Pereira foi denunciado devido à conduta omissa. Segundo o MP-RJ, ele apenas observou o crime, quando, na condição de vigilante, deveria tê-lo impedido.

Relembre o caso

Gonzaga estava no mercado com a mãe, Dinalva Santos de Oliveira, quando repentinamente correu em direção aos seguranças. Desarmado, ele foi imobilizado e acabou asfixiado por Amâncio, enquanto Pereira observava. Socorrido, o cliente chegou vivo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra da Tijuca, onde recebeu os primeiros socorros, mas sofreu três paradas cardiorrespiratórias e morreu.

“O menino provavelmente teve um surto, saiu correndo, o segurança correu atrás, derrubou o garoto no chão e o imobilizou Pedro estava desarmado, não tentou pegar a arma do segurança nem oferecia nenhum risco que justificasse aquela reação”, afirmou, dias após o crime, o advogado Marcello Ramalho, que representa a família da vítima.

Inicialmente o caso foi registrado como homicídio culposo (sem intenção) pela Polícia Civil. Amâncio foi preso em flagrante, pagou fiança de R$ 10 mil e foi autorizado a responder à acusação em liberdade.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.