Taxa Interna de Retorno do Rodoanel Norte está estimada em 9,85%, diz Artesp

  • Por Estadão Conteúdo
  • 28/06/2017 12h05
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O Governador de São Paulo visitou as obras do Rodoanel Norte, na região do Jd.Antartica, zona norte de São Paulo. São Paulo 20/10/2015 - Foto: Eduardo Saraiva/A2IMG Eduardo Saraiva/A2IMG Trecho Norte terá 44 km de extensão e interliga os trechos Oeste e Leste do Rodoanel

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) estima que a taxa interna de retorno (TIR) do Trecho Norte do Rodoanel, que será concedido à iniciativa privada pelo governo paulista, será de 9,85%.

Durante audiência pública relacionada ao processo de concessão da via, a entidade ainda informou que os investimentos a serem realizados pelo vencedor da licitação ficarão em torno de R$ 804 milhões. O prazo de concessão será de 30 anos e será declarado vencedor da disputa o grupo que oferecer o maior valor de outorga pela via.

Segundo o diretor geral da Artesp, Giovanni Pengue Filho, a expectativa é que a versão final do edital para a licitação do trecho seja publicada no terceiro trimestre desse ano, com o contrato sendo assinado em algum momento no primeiro trimestre de 2018. A prévia do edital ficará disponível para consulta pública até o dia 13 de julho.

O Trecho Norte do Rodoanel terá 43,6 quilômetros de extensão e outros 3,6 quilômetros de acessos, interligando os ramos Oeste e Leste da via – o traçado tem início na confluência com a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães e termina na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra. A construção do Trecho está sendo realizada pela Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa).

Durante sua fala na audiência pública, Pengue Filho ressaltou que a entrega do Rodoanel Norte pela Dersa será realizada em duas etapas. “O primeiro trecho, do Rodoanel Oeste até a Fernão Dias, será entregue em março de 2018”, disse. “O Trecho 2, da Fernão Dias até a Dutra, incluindo a ligação com o aeroporto de Guarulhos, tem entrega prevista para agosto.”

O parceiro privado será responsável pela prestação de serviços públicos de operação, manutenção e realização dos investimentos necessários, como a implantação de equipamentos de tráfego e atendimento ao usuário. Ao todo, cinco praças de pedágio são previstas o trecho.

“A concessão vai beneficiar Arujá, Guarulhos e São Paulo, principalmente”, disse Pengue Filho, ressaltando que a via irá diminuir os congestionamentos na Região Metropolitana de São Paulo, gerará uma redução de 6% a 8% na emissão de poluentes na área e criará cerca de 815 empregos diretos e indiretos.

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