Temer aprova Política de Defesa e proposta seguirá para Congresso

  • Por Estadão Conteúdo
  • 29/09/2016 15h21
POOL08- NUEVA YORK (EE.UU.), 20/9/2016.- El presidente de Brasil, Michel Temer, asiste a un almuerzo de jefes de Estado hoy, martes 20 de septiembre de 2016, durante el debate general de la 71 sesión de la asamblea general de la Organización de las Naciones Unidas (ONU) en Nueva York (EE.UU.). EFE/LUCAS JACKSON / POOL EFE/LUCAS JACKSON Michel Temer EFE

O presidente Michel Temer aprovou, nesta quinta-feira, 29, a Política Nacional de Defesa e a proposta deve ser enviada para a aprovação do Congresso na próxima semana. 

A informação foi repassada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, após reunião com Temer no Palácio do Planalto. Caberá aos deputados e senadores aprovarem essas diretrizes, sintetizada no chamado “Livro Branco”.

“Esse é um documento democrático, nacional, está, portanto, aberto às contribuições da sociedade brasileira”, disse o ministro, ressaltando que o texto transparente tem como objetivo gerar confiança das nações vizinhas.

Para o ministro, o Brasil tem atualmente uma “grande demanda para integrar missões de paz mundo afora”. “Queremos paz, estabilidade e democracia no nosso governo”, afirmou. Jungmann também afirmou ser importante para o País ter nações vizinhas estáveis. “Vizinhos fortes, vizinhos desenvolvidos é uma prerrogativa para o nosso País, e é uma preocupação nossa ajudarmos no sentido da paz e estabilidade”, completou.

Entre os objetivos do plano apresentado pelo ministro de Temer está aumentar a capacidade de defesa do País, investir na projeção do Brasil no cenário internacional e ampliar o envolvimento dos cidadãos nos assuntos relativos à pasta.

Ao destacar os segmentos estratégicos da defesa, o ministro citou o setor cibernético e afirmou que, durante a Olimpíada do Rio, houve mais de 1,5 mil ataques cibernéticos, mas nenhum deles conseguiu derrubar os sistemas essenciais para garantir a segurança do País durante o evento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.