Testes de coronavírus fornecidos pela Vale são de empresa chinesa, com sensibilidade de 86,4%

  • Por Jovem Pan
  • 22/03/2020 20h05 - Atualizado em 22/03/2020 20h55
Bruno Rocha/Estadão Conteúdo Testes serão restritos a profissionais de saúde no primeiro momento

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, voltou a agradecer a Vale pelo fornecimento de testes rápidos para enfrentamento da pandemia de coronavírus. A ideia, segundo a pasta, é aplicar o teste nos profissionais de saúde que apresentem algum sintoma, nesse primeiro momento, como mal estar, febre e for de garganta.

“É um teste de uma empresa chinesa, com sensibilidade de 86,4%. Ainda não conhecemos o padrão desse teste no território brasileiro, e primeiro vamos fazer a validação do teste com os profissionais de saúde. Se o teste der positivo, os profissionais ficarão de quarentena, se der negativo ele volta ao trabalho”, explicou. “Vamos fazer testes seriados até que prove que o profissional não tenha coronavírus”, completou.

O teste ainda não é validado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e por isso, terá esse uso restrito nos primeiros 15 dias. “É um teste para vigilância epidemiológica”, definiu.

Com o aumento da demanda, a ideia do governo é colocar as máquinas para realizarem a testagem de maneira automática, sem manipulação humana. “Pensando numa escala de 30 mil a 50 mil exames por dia, teremos que colocar essas máquinas alinhadas quando chegarmos no pico da pandemia”, concluiu.

* Com Estadão Conteúdo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.