Toffoli pede agilidade nos votos para concluir julgamento até quinta

  • Por Jovem Pan
  • 23/10/2019 15h10 - Atualizado em 23/10/2019 15h25
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO O presidente do Supremo, Dias Toffoli

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, fez um apelo aos colegas para encurtarem os votos no julgamento sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, que acontece nesta quarta-feira (23).

O objetivo de Toffoli é garantir maior fluidez e ritmo às discussões, garantindo que a análise do tema seja concluída até esta quinta-feira (24).

O primeiro a votar foi o relator das três ações, ministro Marco Aurélio Mello. No entendimento de Marco Aurélio, a pena deve ser executada somente após trânsito em julgado.

Um dos receios dentro é que a discussão da execução antecipada de pena não seja concluída nem mesmo nesta quinta. Nesse cenário, um outro problema surgiria: como o STF não fará sessões plenárias na próxima semana, o julgamento só seria retomado em 6 de novembro.

Dessa forma, a demora do tribunal para concluir o julgamento das ações poderia abrir espaço para o surgimento de novas mobilizações e mais pressões contra o tribunal.

O STF tem sofrido pressões para não derrubar a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. A intimidação mais agressiva vem de caminhoneiros bolsonaristas, que gravaram vídeos ameaçando novas paralisações caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saia da cadeia.

A ofensiva também chegou aos gabinetes dos ministros, que não param de receber mensagens e ligações para impedir a revisão da atual jurisprudência.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.