Toffoli diz que ‘ainda está pensando o voto’ sobre prisão em 2ª instância
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse nesta quinta-feira (24) a jornalistas que ainda está “pensando” o voto que lerá no julgamento sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. O ministro frisou que, na condição de presidente da Corte, a sua posição exige uma “responsabilidade” devido ao fato de o cargo representar o tribunal como um todo.
A discussão será retomada no dia 6 ou 7 de novembro, segundo Toffoli.
“Eu estou ainda pensando o meu voto… Como o ministro Marco Aurélio sempre costuma dizer, estou aberto a ouvir todos os debates, e como as senhoras e os senhores sabem, muitas vezes o voto nosso na Presidência não é o mesmo voto, pelo menos eu penso assim, em razão da responsabilidade da cadeira presidencial”, disse Toffoli depois da plenária desta quinta-feira.
“Não é um voto de bancada (de um ministro que integra a Corte), é um voto que também tem o cargo da representação do tribunal como um todo”, completou. O julgamento de hoje foi suspenso com um placar de 4 votos a favor da possibilidade de prisão após condenação em segunda instância e 3 contrários.
O voto de Toffoli deve definir o julgamento, depois do esperado voto da ministra Rosa Weber ser lido nesta quinta-feira. Além dela, posicionaram-se contra a execução antecipada da pena os ministros Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski.
É esperado que integrem essa mesma corrente os ministros Gilmar Mendes e Celso de Mello, totalizando cinco votos. No outro lado, os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux votaram favoráveis a possibilidade de prisão após condenação em segundo grau. O voto da ministra Cármen Lúcia deve ir no mesmo sentido. Dessa forma, Toffoli teria de desempatar o placar.
* Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Política
STF quer pressa sobre apuração do Master para evitar impeachment de ministros
Boa parte dos novatos defende o afastamento de membros da corte por crime de responsabilidade por participação no caso
- Canella é apontado como ‘articulador político’ de grupo suspeito de lavar R$ 7,6 bi Nícolas Robert · há 1 hora
- Três funcionários são mantidos reféns durante roubo na casa da família Matsunaga em SP Júlia Lara · há 2 horas
- Vorcaro pediu reportagens sobre Graeff a executivo da Globo para dar de ‘presente’ à namorada Jovem Pan · há 3 horas
- Vorcaro cobrou executivo da Globo sobre matérias do Caso Master Jovem Pan · há 3 horas