Trump oficializa indicação do Brasil como aliado prioritário extra-Otan

  • Por Jovem Pan
  • 01/08/2019 06h24
Alan Santos/PR bolsonaro e trump Os presidentes se encontraram em março, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou, na noite desta quarta-feira (31), a indicação do Brasil como aliado importante extra-Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Com isso, o norte-americano cumpre a promessa que fez ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) em março, quando os dois se encontraram em Washington.

Em maio, a Casa Branca afirmou que a designação ocorreria em reconhecimento aos compromissos do governo brasileiro de aumentar a cooperação em defesa com os EUA e, também, ao interesse americano em aprofundar a coordenação de defesa com o Brasil.

Na prática, a medida aproxima militarmente os dois países, além de trazer algumas facilidades para o Brasil na aquisição de equipamentos e de tecnologia militar dos EUA.

O Brasil é o primeiro país indicado por Trump a adquirir o status e o segundo da América Latina – antes, apenas a Argentina possuía o título. Outros 16 países também são designados como aliados importantes extra-Otan – caso da Austrália, da Coreia do Sul e do Japão, por exemplo.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.