Uso de TV com acesso à internet aumenta 57,1% no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 20/12/2018 15h59 - Atualizado em 20/12/2018 16h26
  • BlueSky
Arquivo/Valter Campanato/ABr televisão IBGE aponta que mais pessoas estão ficando online a partir de televisores

Televisores são o meio de acesso à internet que mais tem crescido entre os usuários do País. É que revelam dados divulgados pelo Instituto do Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (20).

Em um ano, o número de pessoas que se conecta à internet a partir de TVs aumentou 57,1%. De 2016 para 2017, passou de 13,1 milhões para 20,6 milhões o total de brasileiros com 10 anos ou mais que utilizavam esse meio de acesso à rede. A quantidade representa atualmente 16,3% dos cerca de 126,3 milhões de internautas do País.

Dos que usam a TV para ficar online, 146 mil tem o aparelho como único meio de acesso à rede. Em 2017, o número de residências com as chamadas “smart TVs” (aparelhos que possibilitam a conexão) também cresceu. Em 2017, 16,1% dos domicílios brasileiros tinham esses aparelhos do tipo, ante 11,7% do ano anterior.

O aumento do uso do televisor como possibilidade de navegação na internet é bem maior do que o uso do celular, que cresceu apenas 11,6% no ano passado. Já o uso de tablets, no sentido oposto, teve 5,6% de diminuição. Os computadores (que incluem notebooks), primeiro equipamentos usados com essa finalidade, tiveram 3,4% de recuo.

Acesso à internet cresceu

Aumentou de 64,7% para 69,8% o número de brasileiros que puderam acessar a internet de 2016 para 2017. O índice representa 181 milhões de pessoas. Com o crescimento, houve mais de 10 milhões de novos usuários na comparação entre o último trimestre de cada ano. O crescimento aconteceu em todas as regiões geográficas do País.

“Esse é um processo que vem ocorrendo de uma maneira relativamente rápida. Em um ano, houve um avanço de quase 10 milhões usuários de internet. Isso está ocorrendo em diversos grupos etários, tanto entre os jovens quanto entre os mais velhos”, explica a analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE Adriana Beringuy.

Proporcionalmente, o maior crescimento ocorreu entre as pessoas com 60 anos ou mais – uma alta de 25,9%. O estudo do instituto também mostra aumento de 7,4% no uso da internet entre adolescentes de 10 a 13 anos. Nessa faixa etária, 71,2% das pessoas já acessaram o ambiente virtual e 41,8% têm telefone celular pessoal.

Finalidade de acesso

Cerca de 66,1% dos usuários ficam online para enviar e-mails – o total é menor que os 69,3% de 2016. Por outro lado, houve grandes aumentos na utilização da internet para chamadas de voz ou vídeo – de 73,3% para 83,8% – e também para assistir a programas de televisão, séries ou filmes. Nesta categoria, o índice saltou de 74,6% para 81,8%.

*Com informações da Agência Brasil

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.