Vale retirará 75 pessoas que vivem próximas a cinco barragens em Nova Lima e Ouro Preto (MG)

  • Por Jovem Pan
  • 20/02/2019 11h18
Adriano Machado/Reuters fachada vale As cinco barragens são: Vargem Grande, Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo

A Vale comunicou nesta quarta-feira (20) que retirará cerca de 75 pessoas que vivem próximas a cinco barragens da mineradora em Nova Lima e Ouro Preto, em Minas Gerais.

As cinco barragens são: Vargem Grande, Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo. Tais estruturas fazem parte do grupo de 10 barragens da mineradora com “alteamento a montante”. De acordo com a Vale, as estruturas estão inativas e a ação é para prevenção apenas para aceleração dos projetos.

“A Vale começará a remoção dos moradores das Zonas de Autossalvamento ao longo do dia. Em Nova Lima, a remoção abrange moradores de 19 domicílios, com cerca de 60 residentes permanentes, numa região localizada a 52 quilômetros da sede da cidade. Em Ouro Preto, a remoção abrange cinco domicílios, com cerca de 15 residentes permanentes, na área rural da cidade, a aproximadamente 15 quilômetros da localidade de Engenheiro Correia”, diz trecho da nota divulgada pela empresa.

De modo a atender à população, a Vale disponibilizará pontos de atendimento específicos para cada cidade e prestará assistência e apoio necessários disponibilizando hospedagem, alimentação, transporte e medicamentos, além de uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e médicos. Também será disponibilizado um abrigo para animais.

“A empresa ressalta que não houve alteração nos parâmetros geotécnicos de nenhuma das estruturas, que estão passando por inspeções diariamente. A Vale ressalta ainda que se trata de uma medida preventiva para viabilizar a aceleração dos projetos, para que a empresa obtenha as autorizações para dar início às atividades de descaracterização”, diz outro trecho da nota.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.