Vestibular para cursos da USP está com inscrições abertas

  • Por Jovem Pan
  • 21/08/2017 11h42 - Atualizado em 21/08/2017 12h45
Marcos Santos/USP Imagens A cota para estudantes que tenham feito o Ensino Médio integralmente em escolas públicas é de 37% neste ano

Estudantes que querem concorrer a uma das 8.408 vagas disponibilizadas pela Universidade de São Paulo (USP) já podem se inscrever ao vestibular da Fuvest 2018 pelo site https://www.fuvest.com.br/portal/fuvest/cadastro.aspx?nCdSite=3

O prazo de inscrição, aberto nesta segunda-feira (21), se encerra às 23h59 de 11 de setembro, uma segunda-feira. São oferecidos 182 cursos em 42 unidades da USP no Estado de São Paulo – cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo. Veja os cursos oferecidos no manual do candidato.

A Universidade de São Paulo é pública e gratuita, ou seja, não cobra mensalidade.  A taxa de inscrição para a Fuvest, no entanto, é de R$ 170,00, valor que deve ser pago até 12 de setembro. O período para solicitar a redução ou isenção da taxa se encerrou em 7 de agosto. Os candidatos que tiveram o pedido aceito também devem se inscrever no vestibular agora.

A prova será aplicada em 32 municípios de São Paulo no dia 26 de novembro, domingo, e conterá 90 questões testes, de múltipla escolha, sobre biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. De 7 a 9 de janeiro, será aplicada a segunda fase do vestibular com questões discursivas.

Haverá ainda provas específicas para os cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música – São Paulo e Música – Ribeirão Preto. A lista de aprovados na primeira chamada será divulgada no dia 2 de fevereiro de 2018. O calendário completo está disponível neste link.

Cotas

A cota para estudantes que tenham feito o Ensino Médio integralmente em escolas públicas é de 37% neste ano. Nessa reserva, incidirá o percentual para candidatos egressos da rede pública de ensino autodeclarados pretos, pardos e indígenas, explica a organizadora do vestibular.

Há também o programa Inclusp, cuja adesão é informada no momento da inscrição online e dá acréscimo às notas de alunos que cursaram ou estejam cursando integralmente o Ensino Médio na rede pública.

Até 2021, a meta da USP é ter 50% de alunos da rede pública.

Enem

Serão disponibilizadas ainda 2.745 vagas para alunos que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ser realizado em 5 e 12 de novembro. A nota do Enem pode ser usada pelo candidato para tentar a vaga na USP via Sisu, o Sistema Único de Seleção Unificada. Veja mais informações aqui.

Treineiros

Quem estiver cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio, em 2017, também poderá participar da Fuvest como “treineiro” para avaliar seus conhecimentos. Há três opções de carreira: Treinamento Humanidades, Treinamento Biológicas e Treinamento Exatas.

Santa Casa

Neste ano, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) não participa do vestibular promovido pela Fuvest. O ingresso à Santa Casa, tradicional faculdade privada de medicina, se dará por prova aplicada pela Vunesp em 2 e 3 de novembro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.