Weintraub bate-boca com deputados em reunião da Comissão de Educação

  • Por Jovem Pan
  • 22/05/2019 13h23
Will Shutter/ Câmara dos Deputados Ivan Valente (PSOL) chamou o ministro de "sofista", indicando que ele mentia sobre os recentes bloqueios nas verbas da educação

A reunião da comissão de Educação da Câmara desta quarta (22), que contou com a presença do ministro Abraham Weintraub, ficou marcada pelo bate-boca entre o chefe da pasta e parlamentares da oposição. Em determinado momento, o encontro ficou paralisado por alguns minutos após a intervenção do deputado Ivan Valente (PSOL).

A discussão havia começado instantes antes, quanto o parlamentar chamou o ministro de “sofista”, indicando que ele mentia sobre os recentes bloqueios nas verbas da educação. “O senhor diz que a prioridade é a educação básica, mas corta dessa área. Diz que preza pelo ensino profissional e corta dele”, criticou Valente. “Tem muito sofisma nas suas falas.”

Weintraub respondeu que prezava pelo diálogo, mas que não mentia sobre as medidas na pasta. “Não é corte, é contingenciamento”, disse o ministro. “Há estados que governam como vocês pregam e que hoje não pagam a aposentadoria porque não respeitam a ciência econômica. Posso explicar isso quando o senhor for ao MEC, como o convidei.”

Das cadeiras, Ivan Valente e outros deputados passaram a rebater o ministro. O presidente da sessão, Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), interveio na gritaria: “Nosso país está quebrado e não conseguimos dialogar minimante aqui com disciplina, contribuam para a calmaria”.

Irritado, Weintraub chegou a cruzar os braços e se recusou a responder às perguntas de Ivan Valente. “O senhor já tem idade para entender o que eu estou falando, por favor, tenha um pingo de educação”, disse, antes de retomar a fala.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.