Buscas pelo voo MH370 voltam para local que foi descartado em março

  • Por Agencia EFE
  • 20/06/2014 06h51

Sydney (Austrália), 20 jun (EFE).- As buscas pelo avião da Malaysia Airlines que desapareceu no dia 8 de março (dia 7 no Brasil) serão retomadas em uma área do Oceano Índico que tinha sido descartada, situada cerca de 1,8 mil quilômetros ao oeste de Perth, no litoral oeste da Austrália, informou nesta sexta-feira a imprensa local.

O Centro de Coordenação de Agências Conjuntas, o órgão responsável por comandar as buscas, vai anunciar na próxima semana que a procura passará a ser feita a 800 quilômetros ao sudoeste da área designada após analisar novamente todas as informações, segundo o jornal “West Australian”.

O chefe da Autoridade Australiana de Transporte, Martin Dolan, disse ontem que a área na qual existem maiores probabilidades de encontrar o avião do voo MH370 se encontra “mais ao sul”.

O navio Fugro Equator, contratado para elaborar um mapa do leito marinho, já está operando no local, para onde também se dirige a embarcação chinesa Zhu Kezhen, relatou uma fonte não identificada à publicação australiana.

Os dois navios se encarregam de fazer um levantamento cartográfico do leito marinho antes de dar início às buscas submarinas, que devem ser retomadas em agosto.

A área de buscas no setor meridional do Oceano Índico foi definida no dia 18 de março, a cerca de 2,5 mil quilômetros ao sudoeste de Perth. Entretanto, dez dias depois, a mesma foi transferida para o norte, a 1,8 mil quilômetros ao sudoeste da cidade australiana, onde ocorreu apenas uma inspeção aérea.

No mês seguinte, as buscas foram deslocadas para mais ao norte, em um local onde foram detectados sinais similares aos da caixa-preta e no qual foi feito um rastreamento submarino, mas que não encontrou nenhum sinal da aeronave, o que obrigou uma nova revisão de todos os dados.

Os trabalhos de busca ainda estão concentrados ao longo de um arco no Oceano Índico onde os especialistas acreditam que foi o destino final do avião após esgotar seu combustível e no qual os satélites detectaram pela última vez os sinais do aeronave.

A operadora britânica de satélites Inmarsat afirmou esta semana que os investigadores ainda não rastrearam a área na qual eles consideram que o avião pode ter caído, situada mais ao sul.

O avião da Malaysia Airlines saiu de Kuala Lumpur na madrugada do dia 8 de março (tarde do dia 7 no Brasil) com 239 pessoas a bordo e tinha previsão de chegada em Pequim seis horas mais tarde, mas desapareceu das telas dos controladores aéreos 40 minutos depois da decolagem.

O MH370 mudou de rumo em uma “ação deliberada”, segundo as autoridades malaias, para atravessar o Estreito de Malaca em direção contrária ao seu trajeto inicial. Acredita-se que seu destino final foi uma área no sul do Oceano Índico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.