Cerca de 5 mil russos estão entre as fileiras do EI, afirmam especialistas

  • Por Agencia EFE
  • 17/06/2015 07h24

Moscou, 17 jun (EFE).- Aproximadamente 5 mil cidadãos da Rússia estão entre as fileiras de combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), de acordo com estimativas de especialistas, afirmou nesta quarta-feira o chefe do Centro Antiterrorista da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), o coronel da polícia Andrei Novikov.

“Atualmente, de acordo com os serviços secretos, estão nas fileiras do EI cerca de 2 mil cidadãos russos. Mas alguns analistas estimam que este número se aproxima dos 5 mil”, disse Novikov, em uma entrevista à agência “Interfax”.

O chefe de polícia russo destacou que parte dessas informações foi confirmada por documentos e que o restante está em fase de comprovação.

Neste trabalho, acrescentou Novikov, participam os serviços secretos de todos os países da comunidade pós-soviética.

“Só com bombardeios não será possível vencer o EI”, disse Novikov, que enfatizou a necessidade de se fortalecer a propaganda e os trabalhos policiais para diminuir as possibilidades de o grupo terrorista recrutar novos adeptos nos países da CEI.

O policial antecipou que o Centro Antiterrorista, com a colaboração dos serviços de segurança do Quirguistão, preparará em breve um documentário sobre as técnicas de recrutamento do EI e as rotas utilizadas para enviar combatentes à Síria.

“Acredito que isto servirá para que parte da juventude tenha as coisas claras”, disse Novikov, que acrescentou que o filme incluirá testemunhos de pessoas que lutaram nas fileiras do EI e que retornaram a seus países. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.