Cerca de 700 subsaarianos tentam entrar em Melilla sem sucesso

  • Por Agencia EFE
  • 02/01/2015 10h10

Melilla (Espanha), 2 jan (EFE).- Cerca de 700 imigrantes de origem subsaariana tentaram entrar em Melilla (norte da África), sem sucesso, pelo muro que delimita a fronteira durante a madrugada desta sexta-feira, informaram à Agência Efe fontes policiais.

As forças de segurança avistaram dois grandes grupos que se movimentaram durante toda a noite por distintas zonas para tentar realizar o salto para o outro lado da fronteira.

Concretamente, foram avistados dois grandes grupos, um formado por cerca de 200 pessoas, e um maior, composto por cerca de 500.

O desdobramento efetuado pela Guarda Civil no lado espanhol e a colaboração das forças de segurança marroquinas, com o apoio de helicópteros do corpo espanhol, evitaram uma nova entrada em massa de imigrantes à cidade, segundo as fontes.

Em 2014, Melilla registrou 70 tentativas de entrada através da cerca fronteiriça com o Marrocos e cerca de 2,2 mil imigrantes conseguiram chegar à cidade espanhola após saltar um muro de seis metros.

O ponto culminante na tentativa de entradas aconteceu em agosto, quando em menos de 72 horas ocorreram até seis tentativas maciços de entrada através da cerca, nas quais participaram 1,6 mil pessoas.

As últimas entradas maciças de subsaarianos ocorreram entre 30 e 31 de dezembro, quando 150 imigrantes conseguiram saltar a cerca e chegar à cidade autônoma. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.