Cessar-fogo é respeitado na Ucrânia com exceção de incidentes isolados

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2014 08h43

Moscou, 6 set (EFE).- O cessar-fogo estipulado ontem entre governo e rebeldes no leste da Ucrânia está sendo respeitado mas foram registrados incidentes isolados, denunciados neste sábado pelo Conselho de Segurança Nacional e Defesa e pelo líder dos separatistas pró-Rússia de Donetsk, Aleksandr Zakharchenko.

“Hoje, o acordo sobre o cessar-fogo não está sendo respeitado plenamente. É cedo para falar do fim total das hostilidades”, lamentou Zakharchenko. Segundo o rebelde, o exército bombardeou nesta manhã a cidade de Amvrosiyevka.

Já o porta-voz do CSND, Andrei Lisenko, denunciou uma dezena de ataques isolados contra as posições governamentais. A maior parte deles, no entanto, ocorreu quando a ordem do cessar-fogo bilateral não tinha chegado ainda a todas as unidades.

Apesar dos incidentes, a trégua estipulada durante a reunião do Grupo de Contato para a crise ucraniana realizada em Minsk (Belarus) está sendo respeitada pela maioria dos combatentes de ambos os lados.

“As forças da operação antiterrorista cumprem o regime de cessar-fogo em estrito cumprimento da ordem do comandante supremo” da Ucrânia (o presidente ucraniano, Petro Poroshenko), afirmou Lisenko.

O protocolo para o cessar-fogo, considerado como primeiro passo de um plano de paz aplicado por etapas, prevê o controle internacional do fim das hostilidades, que provavelmente será responsabilidade da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), e a troca de prisioneiros, o que poderia começar hoje mesmo.

“Hoje deve ser realizada a entrega de prisioneiros por nossa parte, e esperamos que na segunda-feira ocorra a entrega pela parte ucraniana”, disse o líder separatista. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.