Cessar-fogo mediado entre Rússia e EUA entra em vigor na Síria

  • Por Agência Estado
  • 27/02/2016 07h55
Casas destruídas por ataque aéreo em Sana. 12/06/2015 REUTERS/Mohamed al-Sayaghi REUTERS/Mohamed al-Sayaghi - 12/06/2015 Casas destruídas por ataque aéreo em Sana

Um cessar-fogo mediado pela Rússia e os Estados Unidos entrou em vigor em toda Síria na noite desta sexta-feira (manhã de sábado, no horário local), marcando o maior esforço internacional para reduzir a violência no conflito devastador do país, mas o grupo Estado Islâmico e a filiada da Al-Qaeda, Frente Nusra, foram excluídos do acordo. 

O cessar-fogo tem como objetivo a retomada das negociações em Genebra entre representantes do governo sírio e a oposição para uma transição política. O enviado da Organização das Nações Unidas (ONU), Staffan de Mistura, anunciou que as negociações de paz seriam retomadas em 7 de março, caso o fim das hostilidades seja realizado com sucesso. 

Caso aconteça, seria a primeira vez que negociações trariam alguma interrupção na guerra civil síria, que já dura cinco anos Mas o sucesso do acordo requer a aderência de várias facções armadas, e a trégua é frágil, já que permite a luta contra o Estado Islâmico e a Frente Nusra, que poderia facilmente reacender a guerra. 

O governo sírio e a oposição, incluindo cerca de 100 grupos de rebeldes, disseram que vão respeitar o cessar-fogo apesar do ceticismo sobre as chances de sucesso. 

Menos de uma hora antes do início da trégua, os 15 membros do Conselho de Segurança endossaram unanimemente o acordo. 

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que os EUA não esperavam ser capazes de julgar o sucesso ou o fracasso do cessar-fogo dentro dos primeiros dias ou semanas. 

Ainda nesta sexta-feira, horas antes de o cessar-fogo entrar em vigor, avições lançaram ataques aéreos contra posições de rebeldes nos subúrbios da capital síria e nas proximidades de Alepo. 

De acordo com o Observatório Sírio para Direitos Humanos, com sede no Reino Unido, acredita-se que os ataques tenham sido conduzidos por russos. O kremlin não comentou os últimos acontecimentos e negou que forças russas tenham bombardeado posições civis no leste de Damasco no dia anterior. 

O subúrbio de Douma, controlado por rebeldes, foi atingido 40 vezes nesta sexta-feira, segundo o observatório. Pelo menos oito pessoas morreram, incluindo três mulheres e quatro crianças.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.