Chanceler brasileiro comparecerá a reunião do Mercosul no Paraguai

  • Por Agencia EFE
  • 21/09/2015 19h01

Brasília, 21 set (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, liderará a delegação do país em reunião ministerial do Mercosul que será inaugurada na terça-feira no Paraguai, e na qual será revisada a agenda comercial do bloco.

Fontes oficiais disseram nesta segunda-feira à Agência Efe que Vieira deve viajar a Assunção ainda nesta noite e que comparecerá a essa reunião junto ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

Nessa reunião, ministros de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela (membros plenos do bloco), assim como da Bolívia, país que está em processo de adesão, discutirão os últimos aspectos da oferta que o Mercosul apresentará à União Europeia (UE) para o início de uma negociação de um acordo de livre comércio.

A troca de ofertas está prevista para uma data ainda não estabelecida do quarto trimestre deste ano e, de acordo com fontes dos países do Mercosul, 90% da proposta do bloco sul-americano já foi estipulado.

Em Assunção também serão analisadas as barreiras tarifárias que persistem no Mercosul, que os membros do bloco pretendem revisar e reduzir antes do fim deste ano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.