Chanceler da Venezuela diz que denunciará na Unasul a interferência dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 23/05/2014 01h14

Puerto Ayora (Equador), 22 mai (EFE).- O chanceler da Venezuela, Elías Jaua, anunciou nesta quinta-feira que apresentará amanhã na União das Nações Sul-americanas (Unasul), cujos ministros das Relações Exteriores se reúnem no Equador, a “primeira denúncia formal” contra o governo e o Senado dos Estados Unidos por “ingerência” nos assuntos internos venezuelanos.

Jaua disse aos jornalistas que também transmitirá aos ministros e altos funcionários presentes na reunião em Galápagos a solicitação do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para que seja convocado um encontro do Conselho de chefes de Estado da Unasul.

Nessa reunião, o governo venezuelano denunciará “a tentativa de derrubada violenta” que vem sofrendo e a “ingerência” dos EUA por meio da aplicação de sanções aprovadas pelo Senado do país, segundo o ministro, que as considerou “ilegais, unilaterais, injustificadas e que violam” o direito internacional.

Segundo Jaua, Maduro deseja, na eventual cúpula, “expor aos presidentes a situação” que a Venezuela atravessou e que “superou com a força da institucionalidade democrática”, com o acompanhamento da Unasul, além de obter o apoio dos presidentes do bloco.

Para essa reunião, as agendas presidenciais deverão ser coordenadas previamente, mas o titular de Relações Exteriores da Venezuela acredita que a cúpula aconteça “o mais breve possível”.

O ministro, que destacou o trabalho da Unasul no acompanhamento do diálogo entre o governo e a oposição na Venezuela, lamentou que esta, “encorajada” por setores americanos, tenha “congelado” as conversas, mas disse que a intenção de Maduro é continuar com elas.

Sobre o pedido da oposição para que o governo faça um gesto que demonstre seu interesse em retomar o diálogo, Jaua disse que essa solicitação não pode ser feita “com base na inabilitação do Estado venezuelano” para garantir a ordem pública, a paz e a democracia.

Em sua opinião, também não se pode colocar esse pedido para “contribuir para a impunidade” dos “violadores de direitos humanos” como o “responsável pelo massacre do 11 abril de 2002”, cujo nome não citou.

A oposição pede uma medida humanitária em favor do delegado Ivan Simonovis, condenado a 30 anos de prisão por dois dos 19 assassinatos ocorridos naquele dia, durante o fracassado golpe de Estado contra o então presidente venezuelano, o falecido Hugo Chávez. EFE

jsm/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.