Chanceleres de Brasil e Equador revisarão agenda regional

  • Por Agencia EFE
  • 14/01/2014 14h25

Brasília, 14 jan (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, receberá amanhã em Brasília seu colega equatoriano, Ricardo Patiño, como parte de uma viagem por toda a América Latina e que inclui encontros oficiais à Argentina e a vários países do Caribe.

Segundo um comunicado divulgado hoje pelo Itamaraty, os ministros “examinarão temas da agenda bilateral e regional”, que inclui assuntos relativos organismos de integração, como a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Comunidade de Estados da América Latina e o Caribe (Celac).

A Celac realiza sua cúpula anual nos dias 28 e 29 de janeiro em Havana, quando Cuba entregará a presidência rotativa do organismo à Costa Rica.

Figueiredo e Patiño revisarão projetos de cooperação bilateral e discutirão iniciativas para dar um maior impulso ao comércio entre os países, que ano passado chegou a US$ 961 milhões, de acordo com o governo federal.

Patiño informou sobre sua tour ontem, através de seu perfil no Twitter.

“Na madrugada começo minha viagem pelo Caribe e pela América Latina para tratar de temas bilaterais, preparativos de CELAC, zona econômica Alba, CIDH”, indicou Patiño.

O chefe da diplomacia equatoriana acrescentou que em três dias “de intenso trabalho diplomático” visitará também República Dominicana, Haiti, Guatemala, São Vicente e Granadinas, e Argentina. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.