Chile e Japão assinam acordo de cooperação em sistemas de comunicação

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 03h47
  • BlueSky

Santiago do Chile, 7 mai (EFE).- Os governos do Chile e Japão assinaram um acordo de cooperação de sistemas de comunicação perante desastres naturais, segurança informática e desenvolvimento de infraestrutura de fibra óptica, entre outros temas, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.

O acordo entre ambas nações foi assinado no marco do “Dia mundial das comunicações e a sociedade da informação” (DiaTelco), assinalou em comunicado o Ministério chileno de Transportes e Telecomunicações.

Na assinatura do convênio, realizada em Santiago, participaram, pelo Chile, o ministro de Transporte e Telecomunicações, Andrés Gómez-Lobo e o subsecretário de Telecomunicações, Pedro Huichalaf, e pelo Japão, o ministro de Assuntos Internos e Comunicações, Kosaburo Nishime.

Gómez-Lobo detalhou que o convênio “estipula uma cooperação constante para o avanço de sistemas de comunicação, para a prevenção e atenção de desastres naturais, o desenvolvimento de infraestrutura para a fibra óptica terrestre, marítima e via satélite, entre outros temas”.

Huichalaf, no entanto, disse que “ambos países são vulneráveis a fenômenos naturais, situações em que as telecomunicações têm um papel fundamental, por isso que esta cooperação é a favor de todos os chilenos”.

O convênio contempla o desenvolvimento de cidades inteligentes, tecnologia móvel para o futuro, uso eficiente das frequências radiais, segurança informática e de conteúdos digitais, precisou o comunicado. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.